Mexicana que aos 17 anos trabalhava no McDonald´s integra tripulação da Blue Origin

Engenheira é a primeira mulher nascida no México a viajar para o espaço

Publicado em

Jackie Wattlesdo
CNN Business

Um foguete construído pela Blue Origin, de Jeff Bezos, levou seu quinto grupo de passageiros para a borda do espaço, incluindo a primeira mulher nascida no México a fazer tal jornada.

foguete
Em seu voo Blue Origin no sábado, Echazarreta voou ao lado de Evan Dick, um investidor que já havia voado com a Blue Origin em um voo de dezembro e se tornou o primeiro a se tornar um passageiro recorrente Blue Origin/divulgação.


O foguete suborbital de 60 pés de altura decolou das instalações da Blue Origin no oeste do Texas às 9h26 ET, saltando um grupo de seis pessoas a mais de 62 milhas acima da superfície da Terra – o que é amplamente considerado como o limite do espaço sideral – e dando-lhes alguns minutos de leveza antes de saltar de paraquedas para o pouso.

A maioria dos passageiros pagou uma quantia não revelada por seus assentos. Mas Katya Echazarreta, engenheira e comunicadora científica de Guadalajara, no México, foi selecionada por uma organização sem fins lucrativos chamada Space for Humanity para se juntar a esta missão de um grupo de milhares de candidatos.

O objetivo da organização é enviar “líderes excepcionais” ao espaço e permitir que eles experimentem o efeito da visão geral, um fenômeno frequentemente relatado por astronautas que dizem que ver a Terra do espaço lhes dá uma profunda mudança de perspectiva.

Astronaut_Katya_Echazarreta
Echazarreta disse ao CNN Business que experimentou esse efeito de visão geral “à minha maneira”.

“Olhando para baixo e vendo como todos estão lá embaixo, todo o nosso passado, todos os nossos erros, todos os nossos obstáculos, tudo – tudo está lá”, disse ela. “E a única coisa em que consegui pensar quando voltei foi que preciso que as pessoas vejam isso. Preciso que as latinas vejam isso. E acho que isso reforçou completamente minha missão de continuar recebendo principalmente mulheres e pessoas de cor. para o espaço e fazendo o que quer que eles queiram fazer.”

Echazarreta é a primeira mulher nascida no México a viajar para o espaço e a segunda mexicana depois de Rodolfo Neri Vela, um cientista que se juntou a uma das missões do ônibus espacial da Nasa em 1985.

Ela se mudou para os Estados Unidos com sua família aos sete anos de idade, e ela se lembra de ter ficado sobrecarregada em um novo lugar onde ela não falava a língua, e um professor a avisou que ela poderia ter que ser retida.

“Isso realmente me alimentou e acho que desde então, desde a terceira série, eu meio que saí e não parei”, lembrou Echazarreta em uma entrevista no Instagram.
Quando ela tinha 17 e 18 anos, Echazarreta disse que também era o principal sustento de sua família com o salário de um McDonald’s.

“Às vezes eu tinha até quatro [empregos] ao mesmo tempo, apenas para tentar terminar a faculdade porque era muito importante para mim”, disse ela.
Atualmente, Echazarreta está trabalhando em seu mestrado em engenharia na Johns Hopkins University. Ela trabalhou anteriormente no famoso Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa na Califórnia. Ela também possui mais de 330.000 usuários no TikTok, apresenta uma série do YouTube com foco em ciência e é apresentadora do programa de fim de semana da CBS “Mission Unstoppable”.

A Space for Humanity – fundada em 2017 por Dylan Taylor, um investidor espacial que recentemente se juntou a um voo da Blue Origin – a escolheu por suas contribuições impressionantes.

“Estávamos procurando por pessoas que fossem líderes em suas comunidades, que tivessem uma esfera de influência; pessoas que já estão fazendo um ótimo trabalho no mundo e pessoas que são apaixonadas pelo que quer que seja”, Rachel Lyons, a organização sem fins lucrativos diretor executivo, disse à CNN Business.

Echazarreta disse que estava motivada a se tornar uma figura pública depois de trabalhar no JPL e não ver outros engenheiros que se pareciam com ela.

“Há tantas pessoas neste mundo que sonham com as mesmas coisas que eu estava sonhando. E ainda assim eu não as vejo aqui. Então, o que está acontecendo?” ela disse. “Não foi suficiente para mim ter conseguido e estar lá. Eu precisava também ajudar a trazer outros comigo.”

Em seu voo Blue Origin no sábado, Echazarreta voou ao lado de Evan Dick, um investidor que já havia voado com a Blue Origin em um voo de dezembro e se tornou o primeiro a se tornar um passageiro recorrente.

Os outros passageiros incluíam Hamish Harding, que mora nos Emirados Árabes Unidos e é presidente de uma corretora de jatos; Jaison Robinson, fundador de uma empresa imobiliária comercial; Victor Vescovo, cofundador de uma empresa de investimentos em private equity; e Victor Correa Hespanha, um jovem de 28 anos que garantiu sua vaga depois de comprar um NFT de um grupo chamado The Crypto Space Agency.

fonte: cnnbrasil.com.br
Nmas

VEJA TAMBÉM
Consulado boliviano atende neste sábado 12 de março de 2022
Chefões da feirinha da madrugada são presos
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.