Primeira Edição do Cineclube Cholitas: Filmes com temas relacionados a gênero, identidade e ancestralidade - 29/03/24

29 de março das 18h às 20h. na Casa das Cholitas - Avenida Leôncio de Magalhães 1348, Jardim São Paulo - SP

Publicado em
Primeira Edição do Cineclube Cholitas: Filmes com temas relacionados a gênero, identidade e ancestralidade - 29/03/24

Publicado em 28/03/24 às 15:45

Na primeira edição do cineclube vamos exibir três filmes com temas relacionados a gênero, identidade e ancestralidade, seguido de um debate sobre as reflexões geradas pelas produções. Para enriquecer essa conversa contamos com a presença do artista cênico, Mario Tadeo e a diretora Mayra Nieva.

Sinopses:

Tunanteras, 15min, 2020 - Chola Contravisual

¨Tunanteras¨ retrata os sonhos, a luta e resistência das mulheres trans que a partir da tunantada, uma dança tradicional do “Valle del Mantaro”, fazem visível seu empoderamento e resiliência en uma sociedade transfóbica e violenta. Sua beleza brota e resiste nesta cultura viva e ancestral. 

BARTOLINA XIXA - Ramita Seca, La colonialidad permanente, 5min, 2019 - Masi Mamani.

Filmado em um lixão na Quebrada de Humahuaca, território indígena e Patrimônio Mundial. Esse cenário degradado contrasta com a riqueza do vestuário, inspirado nas cholas paceñas, mulheres indígenas que se vestem com trajes típicos como saias coloridas, blusas bordadas, xales e chapéus elegantes.

 
Imilla, 13min, 2018 - Mayra Nieva

“Imilla” é uma palavra procedente da língua aimará, cujo significado em castelhano é “menina” ou “jovem indígena”. Na década de 1980, em um povoado em meio aos vales da Província de Jujuy, Argentina, uma mulher transgênero é convocada para o serviço militar.

Primeiro Cineclube Cholitas

Data: 29/03
Horas: 18h - 20h
Local: Casa das Cholitas (Avenida Leôncio de Magalhães 1348, Jardim São Paulo).

Sobre o cineclube: acreditamos que a arte faz parte do nosso processo de cura e fortalecimento, por isso este ano iniciamos o primeiro Cineclube Cholitas, um espaço seguro para que pessoas andinas e migrantes possam assistir produções audiovisuais e debater sobre questões importantes que as atravessam.

instagram.com/cholitasdababilonia

VEJA TAMÉM
AMIGA GUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.