10ª Edição da Expo Ceviche 2023 acontece de 22 a 23/7 no Palácio do Catete

O evento, considerado o maior da gastronomia e da cultura peruanas no Brasil, traz como tema deste ano as celebrações das Festas Pátrias comemoradas em julho no Peru

Publicado em
10ª Edição da Expo Ceviche 2023  acontece de 22 a 23/7 no Palácio do Catete

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a 10ª edição da “Expo Ceviche 2023” que, este ano tem como tema principal as “comemorações das Festas Pátrias do Peru”, feriado nacional da Independência do país do domínio espanhol, celebrado no dia 28 de julho pelos peruanos com muitas comidas especiais e desfiles cívicos e folclóricos. A Expo Ceviche 2023 é o maior evento gastronômico e cultural peruano no Brasil e é organizada há dez anos pelo chef Oscar Vasquez-Solis e conta com o patrocínio do Consulado Geral do Peru.

A escolha do Rio de Janeiro para a realização da 10ª edição do evento também se deu pelo gosto dos cariocas pela culinária peruana. Nos últimos anos, o número de restaurantes peruanos no Rio aumentou muito. De 2018 para cá foram mais de 15 novas casas inauguradas na cidade. Um dos motivos para esse “boom peruano” pode ser explicado pelo fato de o carioca consumir 3x mais peixe em sua dieta que os paulistas, por exemplo.

expo-full
Para difundir ainda mais a cultura peruana e promover a sua rica e saborosa culinária popularizando principalmente o Ceviche, o Palácio do Catete (Museu da República) sediará o evento que terá entrada franca. Das 12h às 18h, o público poderá experimentar o melhor da gastronomia do Peru oferecidos pelos principais restaurantes peruanos da cidade. Participam da Expo Ceviche mais de 25 expositores, entre eles os principais restaurantes peruanos do Rio como Lima, Cantón, Pisqa, Panka, Ceviche RJ, Ceviche Fabi, Sabor Peruano, docerias peruanas como La Dulceria, Barraca da Sussy e Barraca da Mary, além de barracas de artesanato local e brasileiro.

Entre as iguarias a serem degustadas, além do Ceviche, prato principal da culinária peruana (à base de peixe cru marinado e suco de limão), o público também poderá se apreciar pratos como Choros a la Chalaca (aperitivo com mexilhões), Causa Rellena (feita com batata, pimenta amarela picada, suco de limão, ovo cozido e pode ser feita com peixe ou frango), Arroz con Pollo (risoto de frango), Anticuchos (espetinhos de coração bovino), Tiraditos (peixe cru, cortado em forma de sashimi, e de aspecto semelhante ao crudo, e carpaccio, em molho picante), além de sobremesas como Tamales (feitos com farinha de milho), Suspiro Limeño, Alfajores, Picarones (rosquinhas peruanas) e as bebidas mais degustadas como o Pisco (aguardente de uvas), Pisco Sour (com pisco, limões, clara de ovo), Chilcanos (drink com Pisco e Gengibre), Chicha Morada (refresco feito com milho de cor roxa fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña. Uma grande oportunidade para os gourmets para se deliciarem com autênticas iguarias peruanas.

A 10ª edição da Expo Ceviche também vai contar com uma programação cultural especial. O público que estiver no local poderá conhecer a cultura e o artesanato do Peru através de apresentações de artistas como os grupos Agrupação La Clave (Cumbia e Salsa), Música Afro Peruana, Raíces Norteñas (com apresentação de danças folclóricas pelos dançarinos Danza Marinera e Tondero) que se apresentam no sábado (22) e o DJ Gerardo animando o público nos intervalos. No domingo (23) é a vez das apresentações de dança típicas andinas e da cantora Celina, além de mais uma apresentação dos grupos Fina Estampa e La Clave. Destaque também para a exposição de arte andina pelo artista plástico Adrian Ilave. O evento também terá à disposição dos pais, um espaço kids para entreter as crianças com um playground e atividades recreativas.

Serviço:
Expo Ceviche Rio 2023 - Celebrando as Festas Pátrias do Peru.
Local: Palácio do Catete (Museu da República)
Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete RJ
Datas: 22 e 23 de julho, sábado e domingo
Horário: 12h às 18h

Assessoria de Imprensa: BLNews – Beatriz Lima (21) 94131323 beatriz.lima33@gmail.com

Programação Completa:

Sábado 22/7
12.00 Dj Gerardo
13.00 Abertura do evento
14.00 Apresentação do Fina Estampa (com participação especial do grupo de dança Raíces Norteñas)
15.30 Dj Gerardo
16.00 Apresentação do Danzas Típicas com as danças folclóricas peruanas (Huaynos & Huaylas)
16h30 a 18h Apresentação do Grupo La Clave

Domingo 23/7
12.00 Dj Gerardo
14.00 Apresentação do grupo La Clave
15.00 Apresentação de Música Afro Peruana
16.45 Apresentação da cantora Celina
18.00 Encerramento do Evento pelos organizadores

 

VEJA TAMÉM
AMIGA
GUZGUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.