Livro gratuito apresenta receitas típicas criadas por chefs refugiados em parceria com renomados chefs brasileiros

Em fevereiro de 2023 foi lançado o livro digital e gratuito "Sabores e Lembranças", que apresenta receitas típicas de quatro chefs refugiados acolhidos pela organização. Com o apoio de chefs famosos, o livro traz pratos da República Democrática do Congo, Venezuela, Síria e Afeganistão, com o objetivo de reforçar a culinária como uma oportunidade de renda e reconexão com as culturas de origem e memórias afetivas para os refugiados. O projeto busca não apenas a integração dos refugiados na sociedade brasileira, mas também garantir que eles não percam suas raízes.

Publicado em
Livro gratuito apresenta receitas típicas criadas por chefs refugiados em parceria com renomados chefs brasileiros

O Instituto Adus, uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela integração de refugiados na sociedade brasileira, lançou recentemente o livro digital e gratuito "Sabores e Lembranças". A publicação apresenta receitas típicas de diferentes países, criadas por quatro imigrantes acolhidos pelo instituto e que trabalham no ramo da gastronomia, com o apoio de chefs famosos.

O livro traz receitas como o Makemba e Rocher du coco, da República Democrática do Congo, ensinadas por Evodie Kanyeba e com o apoio da chef Helena Rizzo. Já a venezuelana Gema Soto apresenta três pratos do país sul-americano: Asado negro, Hallaca e Bunelo de Yuca, com a madrinha Bela Gil. A culinária síria é apresentada por Mohamad Alghourani, com receitas de Sheikh de coalhada e Knafi com queijo, e com o apoio da chef Ieda (de Matos Nascimento). Por fim, Sorab Kohkan traz do Afeganistão o Kabuli e Firni (pudim de pistache), com o apoio de Bel Coelho.

receitas-full
O projeto "Sabores e Lembranças" busca reforçar a culinária como uma oportunidade de renda e reconexão com as culturas de origem e memórias afetivas para os refugiados. "Tão importante quanto incluir as pessoas refugiadas na sociedade, é garantir que elas não percam suas raízes", afirma Marcelo Haydu, diretor do Instituto Adus.

O livro está disponível de forma digital e gratuita no site do Adus e é uma iniciativa valiosa para promover a integração e a diversidade cultural no Brasil.

VEJA TAMÉM
AMIGA
GUZUNINOVEGUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.